A ENAPOR – Portos de Cabo Verde realiza, entre os dias 20 e 24 de outubro, o Exercício de Segurança no âmbito do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS).
O exercício acontecerá nos portos de Mindelo, Porto de Cruzeiros de Mindelo, Praia e Palmeira, com o objetivo de testar e reforçar a capacidade de resposta das equipes de segurança portuária.
Em Mindelo, ilha de São Vicente, o exercício ocorreu na manhã do dia 21 de outubro, no Porto Grande e no Porto de Cruzeiros do Mindelo, simultaneamente, com o objetivo de testar e fortalecer a capacidade de resposta das infraestruturas portuárias face a potenciais ameaças à segurança.
No Porto da Praia, ilha de Santiago, e no Porto da Palmeira, ilha do Sal, elas aconteceram simultaneamente na manhã do dia 23 de outubro.
Os exercícios foram bem-sucedidos, permitindo avaliar a eficácia dos procedimentos definidos nos Planos de Segurança das Instalações Portuárias e dos Portos, em especial quanto ao recebimento e registro de alertas, ativação da sirene de alerta, alteração do nível de segurança, detecção e gerenciamento de objetos suspeitos e execução de medidas de evacuação.
De forma complementar, os exercícios possibilitaram ainda avaliar o nível de preparação e prontidão de todas as entidades intervenientes, permitindo avaliar a coordenação, eficácia e celeridade de resposta perante situações de ameaça real, reforçando assim o compromisso contínuo com a segurança marítima e portuária.














