O Diretor Nacional de Pesca e Aquacultura (DNPA), Dr. Carlos Monteiro, fez esta quarta-feira, 8, um balanço extremamente positivo da participação de Cabo Verde na CONXEMAR, uma das mais importantes feiras internacionais do setor das pescas, que decorre desde ontem na cidade de Vigo, Espanha.
Liderando a delegação cabo-verdiana presente no evento, o DNPA destacou a forte afluência de visitantes aos stands nacionais e o elevado interesse demonstrado pelos diversos atores do setor, o que confirma o potencial competitivo de Cabo Verde no domínio das pescas e da economia azul.
Segundo o Dr. Carlos Monteiro, a participação na CONXEMAR tem sido uma excelente oportunidade para promover as capacidades do país, não apenas na pesca e aquacultura, mas também nos serviços conexos.
Ontem e hoje, foram realizados diversos contactos com vários empresas que manifestaram interesse em investir em Cabo Verde, a nível de vários setores e serviços em pesca e aquacultura, formação e fornecimento de equipamentos de pescas, pontuou o DNPA, salientando, ainda, o nível de inovação apresentado pelos expositores, nomeadamente nas tecnologias aplicadas à diversificação de formatos e produtos, frescos, transformados e congelados, o que oferece importantes oportunidades de aprendizagem e parcerias para o setor nacional.
Tendo em conta o sucesso alcançado nesta primeira participação de Cabo Verde na CONXEMAR, o DNPA acredita que estão criadas as condições para uma presença mais robusta do país em futuras edições da feira, com a integração de um número ainda maior de empresas nacionais ligadas à transformação, comercialização e exportação de produtos do mar com o selo "marca Cabo Verde".
Inaugurado ontem, a CONXEMAR termina amanhã, quinta-feira, 9, e conta com a presença de centenas de expositores de todo o mundo, consolidando-se como um ponto de encontro estratégico para profissionais da indústria pesqueira e da economia azul.